Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

E você se lançou ao mar!  😎

Você se afastou do cais. Você é oficialmente um pequeno empresário. Ou, pelo menos, você decidiu se tornar um. Uhuu!

À medida que a excitação se acalma, você pode se sentir sobrecarregado. Você também pode se sentir tentado a simplesmente avançar a toda velocidade.

Embora essa atitude desconfortável ajude você no dia-a-dia do empreendedorismo, não é possível conduzir negócios a longo prazo dessa maneira.

Comece com tudo definindo objetivos. Veja como…

33 300x200 - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

Defina objetivos de longo e curto prazo

Onde você se vê daqui a cinco anos?

O que você faria se o dinheiro (ou a opinião de outras pessoas) não fosse um problema?

Essas questões são clichês, mas elas valem a pena. Pare agora mesmo e responda por si mesmo. Dica: não há resposta certa.

Se você tirar apenas uma coisa deste artigo, deve ser: Objetivos de longo prazo ditam objetivos de curto prazo . Pode parecer exaustivo, mas cada movimento que você faz no presente deve ser na busca de onde você quer estar no futuro.

fno - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

É difícil olhar o tempo através dessa lente, então pense em onde você estava há um ano. Que pequenas decisões, conversas, movimentos, compras ou investimentos você fez que o levaram até onde você está hoje?

Eles foram intencionais em levar você ao presente? Se não, pense em quanto mais poderosas seriam essas ações se fossem feitas intencionalmente.

Metas de longo prazo devem ter um prazo de três a cinco anos. Pode ser que elas pareçam quase impossíveis; dessa forma, você sabe que está realmente desafiando a si mesmo e ao seu negócio.

268982 P560H9 102 300x200 - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

Tony Robbins, notável empresário americano, disse certa vez: “Os objetivos são como ímãs. Eles vão atrair as coisas que os tornarão realidade”. É assim que os objetivos de longo prazo e os objetivos de curto prazo se conectam.

Uma vez que você entenda onde quer estar daqui a três ou cinco anos, as coisas que precisam ser feitas hoje para chegar lá começarão a tomar forma antes de você.

Vejamos um exemplo de como dividir uma meta de longo prazo em objetivos de curto prazo. Digamos que, em três anos, você gostaria que seu blog tivesse 500.000 visitantes por mês. Trabalhando de trás para frente, aqui estão alguns objetivos de curto prazo:

fno - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

  • Primeiro, você pode se concentrar na criação consistente de conteúdo para o seu blog. Seu objetivo semanal poderia ser: “Escrever uma postagem no blog e compartilhar em todos os canais de mídia social”.
  • Em segundo lugar, você poderia se concentrar no guest blogging para aumentar a exposição. Sua meta semanal poderia ser: “Entrar em contato com cinco blogueiros ou pessoas já com autoridade consolidada em determinado nicho na internet, a fim de firmar parcerias e participar de publicações como coeditor nas mídias sociais”.
  • Terceiro, você pode se concentrar na criação de ímãs de lead e ofertas de conteúdo para expandir e construir relacionamentos com sua lista de e-mail. Sua meta mensal poderia ser: “Criar uma oferta de conteúdo e enviar um boletim informativo valioso para a lista de e-mails”.

Observe que até mesmo esses objetivos semanais seguem as regras de metas fortes que discutimos acima. Em suma, os objetivos de curto prazo ajudam você a alcançar suas visões de longo prazo no nível mais fundamental.

E quando os ventos aumentarem e a água se tornar áspera, você saberá que seu barco a remo pode resistir à tempestade, contanto que você tenha sua bússola confiável.

520 300x200 - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

Sua missão, não apenas dinheiro, deve determinar seus objetivos

Os lucros são importantes. O dinheiro é o combustível do seu negócio. Mas não é a força vital. Lucros sem paixão são maçantes, sem vida.

Ao criar metas para sua pequena empresa, certifique-se de retornar regularmente ao coração do motivo pelo qual está embarcando em sua jornada empreendedora.

Quando você considera o “porquê”, seus objetivos assumem um significado e uma energia totalmente diferentes. Construi-los em torno de sua paixão e missão ajudará a criar verdadeiros objetivos que não se sentem forçados.

fno - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

Deixando de lado os lucros, os tipos de objetivos que você define podem cair em três áreas gerais: serviço, social e crescimento.

Os objetivos baseados em serviços dizem respeito à melhoria do atendimento ao cliente ou da retenção de clientes.

Os objetivos de base social se concentram em interagir e retribuir à comunidade.

Os objetivos baseados no crescimento referem-se à ampliação de sua empresa, possivelmente por meio de terceirização ou contratação.

Considerar esses inúmeros objetivos pode ajudá-lo a permanecer em sincronia com seu “porquê” e a continuar a expandir seus negócios para além de sua conta bancária.

Alinhe seus objetivos pessoais com seus objetivos de negócios

779 300x200 - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

Uma das melhores coisas sobre ser um empreendedor é ter controle total do seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Quer fazer uma viagem no meio da semana ou viajar por seis meses? Feito.

Ao trabalhar em suas metas de negócios, não diminua suas metas pessoais. Seu negócio é sua vida e sua vida é o seu negócio.

Se você pretende dimensionar e administrar seus negócios por um longo período, suas metas pessoais e de negócios devem estar sincronizadas.

Se você quiser viajar pelo mundo por seis meses, defina suas metas de negócios para complementar isso.

Tenha como objetivo aumentar a receita e apertar as operações para que você possa deixar sua empresa, ou procure terceirizar ou contratar funcionários para administrar seus negócios enquanto estiver na estrada.

fno - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

Tome um segundo para apreciar a beleza que é empreendedorismo. Seu futuro está exclusivamente em suas mãos. Não deixe seus sonhos pessoais ficarem no esquecimento enquanto você trabalha no crescimento de seus negócios. Se você definir seus objetivos corretamente, ambos serão alinhados.

Ao mesmo tempo, como empresário e empreendedor, considere como você está procurando melhorar e crescer? Você tem tanta responsabilidade em escalar a si mesmo quanto faz o seu negócio.

Existe alguma habilidade suave ou especializada que você deseja melhorar? Talvez você perceba que poderia estar usando seu tempo com mais eficiência ou que precisa melhorar suas habilidades de negociação.

Se você definir esses objetivos, seja o mais específico possível. Caso contrário, você pode ser tentado a arranhá-los ou desistir. Como dissemos antes, você tem uma chance muito maior de atingir um objetivo se souber exatamente o que está mirando.

Deixe espaço para mudança e imperfeição

Embora as metas sejam necessárias para seguir em frente, permanecer motivado e manter o sucesso de uma empresa, a verdade é que pouquíssimas coisas acontecem como esperamos.

Como empreendedores, é crucial sermos flexíveis, resilientes e rápidos, sem perdermos o ímpeto.

É importante ser claro e conciso com seus objetivos de negócios, mas o estabelecimento de metas não significa rigidez e pensamento de mente fechada.

A agilidade é tão valiosa quanto a tenacidade. Quanto mais rápido você puder girar e depois retornar ao seu curso, mais fácil será o seu navio suportar a tempestade e mais forte você e sua empresa se tornarão.

fno - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

Um enorme desafio enfrentado por muitos empresários, enquanto a definição de metas (e a manutenção delas) é o desejo de fazer tudo corretamente, a cada passo do caminho, para garantir que eles estejam no caminho certo o tempo todo. Bem, essa mesma ideia de perfeição pode impedi-lo de ter progresso.

Quando se trata de metas, o progresso supera os erros. É mais importante continuar a avançar do que esperar pela perfeição ou temer um erro.

Se você não sabe isso como um empreendedor, você vai logo saber: os erros proporcionam uma poderosa experiência de aprendizado.

De fato, os erros podem ser um professor melhor do que um webinário ou um livro. Na verdade, bagunçar pode não apenas abrir os olhos para novas idéias, mas também ensinar lições valiosas sobre você.

Reavaliar frequentemente e com responsabilidade

OGMT7S0 300x200 - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

Se você já tiver definido metas de longo prazo para o seu negócio, estou aqui para lhe dizer que o trabalho duro não para por aí.

Parte do processo de definição de metas envolve continuamente monitorar, reavaliar e potencialmente mudar seus objetivos enquanto trabalha para alcançá-los.

Somente quando você monitora e mede seu progresso, você realmente sabe que está trabalhando para atingir seus objetivos.

Comprometer-se a rever seus objetivos, realizando check-ins semanais ou mensais. No início de cada semana, leia os objetivos a longo prazo e considere o que você poderia fazer naquela semana para chegar mais perto de alcançá-los.

Trabalhando para levantar R$ 50.000 em capital até o final do ano?

Avalie seu progresso examinando os investidores que você lançou e examinando os comentários sobre sua apresentação; defina objetivos para a semana, ajustando o seu tom e chamando novas empresas de investimento.

fno - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início

A cada mês, conduza análises mais aprofundadas, analisando a relevância e a competência de suas metas de longo prazo.

Elas ainda são viáveis, dada a atividade em seu negócio, seu público-alvo e o mercado? Você ainda é competente para alcançá-las, dado o status atual de sua família ou ambiente doméstico?

Estas perguntas são importantes para se fazer. Mercados, tendências, pessoas e estilos de vida mudam. Aproveite o tempo para avaliar isso antes de seguir cegamente em direção aos seus objetivos.

Para garantir que você esteja no caminho certo, assegure a prestação de contas na forma de um parceiro de negócios, mentor, amigo, consultor ou coach.

Ao correr atrás de seus objetivos, o segredo para o sucesso de todo empreendedor é a responsabilidade.

Garantir um sistema de apoio pode ajudá-lo a se manter motivado, ensinar novas lições, animá-lo quando enfrentar desafios, fornecer uma perspectiva diferente da sua e celebrar seus sucessos com você.

Alcançar um objetivo é um momento incrível, mas comemorar essa conquista ao lado de outros é ainda melhor.

Conclusão

Sabemos que começar um negócio é uma missão emocionante e assustadora.

Embora o capital, os funcionários e a educação possam servir como ferramentas, você só pode equipar-se a si mesmo e ao seu negócio definindo objetivos. Só então você transformará sua visão em realidade.

Eles não apenas determinam a direção, mas também definem o sucesso.

Alcance o sucesso que você deseja em cinco a dez anos definindo suas metas hoje.

Que tipo de objetivos você definiu para si e para sua empresa? Conte pra gente nos comentários abaixo!

banner ebook viva sem chefe - Como Estabelecer Bons Objetivos Para seu Negócio Desde o Início